quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Redação Escolhida Para o Concurso EPTV na Escola - MELISSA REIS PEREIRA MATIELO FONSECA

 

TEMA: “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? ”

Nome: MELISSA REIS PEREIRA MATIELO FONSECA

Escola / Cidade / Fone: Escola Municipal Joaquim Giraldi/Aguaí-SP/ (19)36527125

Professor: Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço


Título da Redação:  Em busca do equilíbrio tecnológico

 

A tecnologia seduz o mundo. Androides, máquinas, robôs, aparelhos e a cada dia uma nova invenção.

A Biologia se misturou com a Tecnologia. Melhora minha vida, a tua, a dele, a nossa. Salva vidas, mas, ao mesmo tempo que salva uma, outra entra em depressão. Eis a questão: a tecnologia é boa ou não?

Em tempos de pandemia, ela é aliada da humanidade. Porém, enquanto um estudante aumenta seu conhecimento através do computador ou do celular, outra pessoa está prestes a se matar. Onde está a equidade?

Quisera eu que fosse possível a tecnologia criar a verdadeira democracia, acabar com as injustiças sociais e salvar a floresta Amazônica. Afinal não é a era biônica?

No entanto, a mesma tecnologia que é capaz de denunciar o “vírus” do racismo nas redes sociais, em diferentes línguas e nações pode tanto unir como separar. Construir e destruir.

Pode trazer algo lindo e inocente, como as visitas virtuais – e gratuitas - ao Louvre, ao Museu do Vaticano ou fazer uma viagem cultural virtual pelo MIS, eventos possíveis que, no momento, só a tecnologia pode proporcionar à nossa mente.

Entretanto, pode se transformar em algo feio e perigoso quando utilizada como facilitadora de assédios aos menores internautas, ou para ludibriar alvos fáceis de crimes cibernéticos. Um espanto!

Receio que um dia as pessoas se tornem máquinas, pois a sensibilidade pouco faz parte da realidade. Compartilho do temor de Clarice Lispector quando profetiza que “o futuro da tecnologia ameaça destruir tudo que há de humano no homem”.

É preciso equilibrar tudo isso para que o fascínio que a tecnologia causa no homem seja libertação e não alienação. De gente! De mente!

Redação Escolhida Para o Concurso EPTV na Escola - LUÍSA ROSSINI

 

TEMA: “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? ”

Nome: LUÍSA ROSSINI     

Escola / Cidade / Fone: Escola Municipal Joaquim Giraldi/Aguaí-SP/ (19) 3653 7125

Professor: Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço


Título da Redação: Seria Ilusão? Ou Apenas o Futuro?

 

Estava me preparando para dormir, pois o dia havia sido bem cansativo. Deitei-me na cama e logo comecei a piscar lentamente por causa do sono, mas de repente, percebi que já não estava mais em minha cama. Eu estava na rua??? Tentei olhar em volta do local para ver se me lembrava de algo, mas não obtive sucesso.

Ouço o som de uma porta se abrindo, revelando uma linda jovem, que usava um jaleco branco como aqueles que os médicos usam. Ela estava saindo de sua casa e entrando em seu carro. Essa jovem parecia ser bem familiar. Entrei discretamente em seu carro e assim que o carro ligou, ele começou...A Voar??

Fiquei bem surpresa em ver o carro voando pela cidade, acabei até me lembrando dos Jetsons! E a cidade? Era imensa! Pude ver até drones fazendo entregas, jatos voadores, pessoas utilizando cabine de teletransporte, parecia até magia do Harry Potter!

Saindo do carro, adentramos em um enorme hospital com vários médicos e funcionários trabalhando em máquinas; A jovem era um deles. Passei o turno inteiro observando-a e vi que ela era responsável em alimentar as máquinas com remédios e curativos, auxiliar as enfermeiras, e arrumar as salas de cirurgia. Assim que o turno acabou, pegamos um ônibus. Mas, por que um ônibus e não uma coisa mais tecnológica?

Logo chegamos no destino. Era uma favela...

Depois de ver tanta beleza e evolução na cidade, eu jurava que elas haviam sido extintas... Mas pelo visto, eu me enganei. A jovem bate na porta de uma das casas e logo vejo...Minha mãe!? Minha família!? Espera, essa jovem sou eu!

Acordo assustada. Isso foi um sonho? Ilusão? Ou, o possível futuro, que como no presente, ainda traz problemas para a sociedade?

Redação Escolhida Para o Concurso EPTV na Escola - Lavynia de Oliveira Piovan Corbon

 

TEMA: “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? ”

Nome: Lavynia de Oliveira Piovan Corbon

Escola / Cidade / Fone: Escola Municipal Joaquim Giraldi/Aguaí-SP/ (19) 3653 7125

Professor: Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço


Título da Redação:  A tecnologia ao decorrer do tempo

 

Tecnologia para as crianças e adolescentes é algo comum que sempre existiu; para os adultos e idosos, porém, representa algo novo. Às vezes fico pensando ... como era antes?                                                                                                                                                  

Devia ser muito difícil se comunicar por cartas. Imagina quanto tempo demorava para a outra pessoa responder! E para descobrir se está com alguma doença? Hoje em dia é só fazer um exame, mas antigamente não tinha isso, iríamos descobrir que estávamos doentes quando já estivéssemos próximos da morte. Escutar uma música não era só dar um play no celular, teríamos que ter um disco e uma vitrola. Viajar para outro país, então... Se de avião para o Japão demora no mínimo umas 19 horas, de navio provavelmente eu iria chegar com os cabelos brancos, bem velhinha!

A tecnologia ajuda muito em nossas vidas, mas como seria se ela existisse nos tempos passados? Bom, se ela existisse em 1500, Pedro Álvares Cabral teria um celular com GPS e não se perderia no caminho para as Índias e, provavelmente, não teria descoberto o Brasil! E se existisse tecnologia no meio da guerra? Era só chamar um ubber para fugir daquele caos! Ou se existisse no tempo dos homens das cavernas? Eles não precisariam caçar, pediriam comida pelo Ifood!

Mas, talvez tenha um motivo para ela não ter existido no passado! Se existisse nos anos 60, por exemplo, poderiam ter hackeado e roubado as letras das canções dos Beatles. O mundo não seria o mesmo sem let it be! Ou se existisse ainda quando Einstein fosse vivo, talvez ele fosse viciado em jogar vídeo game e não acabaria sendo um dos maiores físicos da história! E se Isaac Newton usasse a calculadora? Provavelmente não seria um dos maiores matemáticos da humanidade!

Tecnologia é algo que deve ser usado com responsabilidade, provavelmente no futuro ela nos surpreenderá, talvez com carros voadores, robôs, ou até máquinas do tempo. Gosto e uso muito a tecnologia, acho que ela ainda tem muito para nos mostrar, pois o que sabemos sobre ela ainda é uma gota e o que iremos descobrir é um oceano!

                                                                                                                                                                                                                    

 

 

FUNDAMENTAL II - 6º ao 9º ano

  Querido aluno, 2021 exige de nós um pouco mais de resiliência e cooperação. Não medimos esforços para que cheguem até você todo o conteúdo...