quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Redação Escolhida Para o Concurso EPTV na Escola - MELISSA REIS PEREIRA MATIELO FONSECA

 

TEMA: “A TECNOLOGIA QUE MELHORA O MUNDO, MELHORA MESMO A MINHA VIDA? ”

Nome: MELISSA REIS PEREIRA MATIELO FONSECA

Escola / Cidade / Fone: Escola Municipal Joaquim Giraldi/Aguaí-SP/ (19)36527125

Professor: Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço


Título da Redação:  Em busca do equilíbrio tecnológico

 

A tecnologia seduz o mundo. Androides, máquinas, robôs, aparelhos e a cada dia uma nova invenção.

A Biologia se misturou com a Tecnologia. Melhora minha vida, a tua, a dele, a nossa. Salva vidas, mas, ao mesmo tempo que salva uma, outra entra em depressão. Eis a questão: a tecnologia é boa ou não?

Em tempos de pandemia, ela é aliada da humanidade. Porém, enquanto um estudante aumenta seu conhecimento através do computador ou do celular, outra pessoa está prestes a se matar. Onde está a equidade?

Quisera eu que fosse possível a tecnologia criar a verdadeira democracia, acabar com as injustiças sociais e salvar a floresta Amazônica. Afinal não é a era biônica?

No entanto, a mesma tecnologia que é capaz de denunciar o “vírus” do racismo nas redes sociais, em diferentes línguas e nações pode tanto unir como separar. Construir e destruir.

Pode trazer algo lindo e inocente, como as visitas virtuais – e gratuitas - ao Louvre, ao Museu do Vaticano ou fazer uma viagem cultural virtual pelo MIS, eventos possíveis que, no momento, só a tecnologia pode proporcionar à nossa mente.

Entretanto, pode se transformar em algo feio e perigoso quando utilizada como facilitadora de assédios aos menores internautas, ou para ludibriar alvos fáceis de crimes cibernéticos. Um espanto!

Receio que um dia as pessoas se tornem máquinas, pois a sensibilidade pouco faz parte da realidade. Compartilho do temor de Clarice Lispector quando profetiza que “o futuro da tecnologia ameaça destruir tudo que há de humano no homem”.

É preciso equilibrar tudo isso para que o fascínio que a tecnologia causa no homem seja libertação e não alienação. De gente! De mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FUNDAMENTAL II - 6º ao 9º ano

  Querido aluno, 2021 exige de nós um pouco mais de resiliência e cooperação. Não medimos esforços para que cheguem até você todo o conteúdo...